Biografia

 

 

>> Conheça Edir Sales

Profissionalmente, Edir Sales começou sua vida como professora, seguindo mais tarde para o rádio. Da educação e do rádio partiu para a política, por acreditar que poderia fazer mais para diminuir as desigualdades sociais e lutar por melhorias em sua região.

Eleita deputada estadual com uma expressiva votação, Edir Sales foi considerada uma das gratas revelações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde ocupou a cadeira por dois mandatos. Desempenhou um excelente trabalho enquanto deputada, encampando várias batalhas que resultaram em grandes benefícios à população como: a vinda do metrô para a Vila Prudente, a implantação da FATEC e da USP na Zona Leste, a retomada das obras de reforma dos Hospitais de Vila Alpina e de Sapopemba, a desativação de diversas carceragens na região leste, dentre tantas outras conquistas.

Autora do livro “Álcool – A Maior Droga Liberada”, Edir sempre se destacou por sua atuação no campo da prevenção e recuperação de dependentes do álcool e outras drogas, bem como nas ações de apoio às famílias que sofrem com o problema. Grande estudiosa do assunto, Edir Sales é autora de inúmeras leis e projetos de lei nesta área, entre eles o Projeto de Lei que ensejou a determinação do Ministério da Saúde, proibindo a venda de fortificantes e tônicos infantis que contenham álcool em sua fórmula.

Visando ficar ainda mais próxima da comunidade, Edir Sales tornou-se vereadora, destacando-se por sua ampla atuação na área da infraestrutura, educação, cultura, saúde e esportes, tendo sido apontada como uma das parlamentares que mais destinaram verbas para a construção, reforma e manutenção de equipamentos públicos na capital.

Edir Sales tem também forte atuação em prol das causas femininas e não se intimida na hora de propor e defender projetos, sobretudo os que priorizam os direitos das mulheres. Uma de suas vitórias na Câmara visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, estabelecendo multa aos estabelecimentos que impedirem as mães de amamentar os seus bebes. Ressalte-se que a vereadora é autora do Projeto que institui o Programa “Leite Materno é Vida”, que prevê a entrega de leite materno na residência da mãe ou do beneficiário.

Recentemente, a conquista mais importante foi a aprovação da Ação “Ronda Maria da Penha”, que pretende disponibilizar o “botão do pânico” para que as mulheres vítimas de agressão doméstica acionem de imediato a Guarda Civil Metropolitana, em casos de perigo.

Edir Sales tem seus mandatos marcados por intensa participação em Comissões, como por exemplo a Comissão de Constituição e Justiça; Comissão do Idoso e de Assistência Social, Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, dentre tantas outras.

Atualmente, Edir Sales é vereadora e vice-presidente na Câmara Municipal de São Paulo.